Cristiane Morais Smith

University of Utrecht

Holanda

O Instituto de Física comemora

50 Anos de Fundação

  1. A Dra. Cristiane Morais Smith visitará o Instituto no período de 16 de fevereiro a 16 de março pelo Programa de Ciência sem Fronteiras e apresentará na quinta-feira 27 de fevereiro o Colóquio

  1. Outras atividades estão sendo planejadas pelo Prof. Eduardo Marino (Sala: A-318/16, Email:  marino@if.ufrj.br , Tel: 2562-7486)

Topological States in Condensed Matter and Optical Lattices  


(Estados Topológicos em Matéria Condensada e Redes Óticas)

Cristiane Morais Smith, nascida em Paraguaçu Paulista, SP, cursou a graduação, mestrado e doutorado na UNICAMP, tendo realizado um período de doutorado sanduíche na Instituto Politécnico de Zurique, Suiça. Após o doutorado, Cristiane passou como pós doutoranda pelo Politécnico de Zurique e pela Universidade de Hamburgo, Alemanha. Após ser agraciada com a prestigiosa bolsa Prof. Boursier em 2001, Cristiane se tornou professora associada na Unviersidade de Friburgo, Suiça. Atualmente Cristiane é professora titular no Instituto de Física Teória da Universidade de Utrecht, Holanda. Em 2007, ela recebeu o Prêmio VICI da Organização Holandesa de Pesquisa.


A pesquisa de Cristiane se concentra na física da matéria condensada, em particular em sistemas fortemente correlacionados. Seus interesses abrangem uma grande variedade de sistemas quânticos de baixa dimensionalidade, desde supercondutores a efeito Hall quântico, grafeno e isolantes topológicos. Mais recentemente, Cristiane tem também estudado a física de átomos frios. Quando colocados em redes óticas, gases quânticos ultrafrios nos permitem emular sistemas de matéria condensada.


O seu grupo de pesquisa está envolvido principalmente com técnicas analíticas, como teoria de campos, grupo de renormalizaçao, teoria de Chern-Simons, bosonização, etc. A ênfase da sua pesquisa é dada a conexões entre diferentes sistemas físicos, e ao estudo de como o conhecimento de um sistema pode ser usado para entender o comportamento de um sistema mais complexo.


O artigo "Exciting a d-density wave in an optical lattice with driven tunneling" escrito por Cristiane e A. Hemmerich, publicado na revista Physical Review Letters (2007) foi selecionado pelo editor da revista Science como "scientifical highlights in physics" no ano de 2007. Mais recentemente, o artigo "Dirac Cones, Topological Edge States, and Nontrivial Flat Bands in Two-Dimensional Semiconductors with a Honeycomb Nanogeometry", publicado em 2014 por Cristiane e outros cinco co-autores teve destaque na capa da revista Physical Review X.


Até o ano de 2015, Cristiane realizará visitas periódicas ao Instituto de Física, como professor visitante no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras.


Para acessar à página web da Dra. Cristiane Morais Smith entre em

                          http://www.staff.science.uu.nl/~morai101/

Para saber mais sobre a pesquisa que ela realiza entre em

                          http://www.youtube.com/watch?v=dAZqTCSP64A

                          http://www.youtube.com/watch?v=QrBaJKLcBY0