David Mota 

Institute for Theoretical Astrophysics

University of Oslo

O Instituto de Física comemora

50 Anos de Fundação

  1. O Prof. David Mota trabalha na área interdisciplinar entre Cosmologia e Física de Altas Energias. Ele visitará o Instituto no período de 17-20 de fevereiro e apresentará na quinta-feira 20 de fevereiro o Colóquio

  1. Outras atividades (discussões científicas com alunos interessados) estão sendo planejadas pelo Prof. Miguel Quartin (Sala: A-319/20, Email:  mquartin@if.ufrj.br , Tel: 2562-7898)

The Dark Side of the Universe: Dark Matter, Dark Energy... or Modified Gravity?  


(O Lado Escuro do Universo: Matéria Escura, Energia Escura... ou Modificação da Gravidade?)

  1. David Fonseca Mota, nascido em Angola, é desde 2009 professor no Instituto de Astrofísica Teórica na Universidade de Oslo, Noruega, onde lidera o grupo de cosmologia teórica. Cursou a graduação na Universidade Técnica de Lisboa, mestrado na Universidade de Cambridge e obteve o doutorado em matemática na mesma instituição em 2004, orientado pelo Prof. John Barrow. Em seguida, fez pós doutorados na Universidade de Oxford e na Universidade de Heidelberg.

  2. A pesquisa de David Mota se concentra na interface entre cosmologia, gravitação e física de altas energias. Em particular, ele se dedica ao estudo da matéria e energia escuras, cujas naturezas são atualmente os principais mistérios da cosmologia. Segundo as observações astrofísicas e cosmológicas mais modernas, a densidade de energia do nosso Universo é composta predominantemente por matéria (25%) e energia (70%) escuras. Acredita-se que a matéria escura seja a componente dominante em galáxias e aglomerados de galáxias, enquanto que a energia escura é a responsável pela expansão acelerada do Universo. O modelo padrão da física de partículas é, no entanto, incapaz de explicar essas duas componentes, e teorias alternativas como modificações da gravidade e extensões do modelo padrão tem sido consideradas. David Mota se dedica ao estudo de tais teorias alternativas, tendo trabalhado com modelos de quintessência para energia escura e teorias de gravitação modificada, tais como MOND e f(R).