Mini-Curso:
Aprendizagem Significativa em Mapas Conceituais
Resumo
O objetivo do minicurso é o de descrever a teoria da aprendizagem significativa,desde a visão clássica de David Ausubel até perspectivas contemporâneas, fazendo uso de uma estratégia desenvolvida por Joseph Novak, e fundamentada, ou originada, na própria teoria: o mapeamento conceitual. Concomitantemente, procura-se evidenciar a potencialidade dos mapas conceituais como estratégia para facilitar a aprendizagem significativa em situação formal de ensino, como instrumento de avaliação da aprendizagem e de análise do conteúdo curricular.
O minicurso será ministrado em duas aulas, nos dias 18 e 19 de março (terça e quarta feiras) das 13:30 às 15:30.
Local: Instituto de Física - Sala 343-A
Notas de Aula: Moreira_APRENDIZAGEM_SIGNIFICATIVA_EM_MAPAS_CONCEITUAIS.pdf
O Instituto de Física comemora
50 Anos de Fundação
Marco Antonio Moreira
Instituto de Física
Universidade Federal do Rio Grande do Sul