Grandes Desafios para o Ensino da Física na Educação Contemporânea 

Resumo


A Física na Educação Básica está agonizando: além falta e/ou despreparo de professores, das más condições de trabalho, do reduzido número de aulas e da progressiva perda da identidade no currículo, o ensino da Física na educação contemporânea estimula a aprendizagem mecânica de conteúdos desatualizados. É preciso, urgentemente, mudar este panorama.  O que fazer? Pleitear mais aulas? Tornar a Física opcional no Ensino Médio? Ensinar conceitos físicos desde as séries iniciais? Melhorar e valorizar o ensino de Física na universidade? Combater o publicacionismo que leva à desvalorização, ao descaso, do ensino na universidade? Ensino centrado no aluno? Aprendizagem ativa? Desenvolver talentos ao invés de selecionar talentos? Desenvolver competências científicas ao invés de tentar de encher cabeças com conhecimentos memorizados mecanicamente? Incorporar, de fato, as tecnologias de informação e comunicação no ensino da Física? Laboratórios virtuais? Valorizar os  professores de Física? Mudar a formação de professores de Física? ... Enfim, são muitos os desafios.



Data: 20 de março

Hora: 11 h (será servido um pequeno lanche às 10:30 h)

Local: Instituto de Física - Sala 343-A

O Instituto de Física comemora

50 Anos de Fundação

Marco Antonio Moreira 

Instituto de Física

Universidade Federal do Rio Grande do Sul